quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministra anuncia gabinete de crise contra desmatamento na Amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, anunciou nesta quarta (18) a criação de um "gabinete de crise" para combater o desmatamento na Amazônia, em especial em Mato Grosso.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) divulgados pelo ministério apontam uma disparada do desmatamento em março e abril em Mato Grosso. O estado registrou no período 80% do total da devastação detectada na Amazônia Legal.
Segundo a ministra, o gabinete é formado por representantes governo federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e secretários dos estados com índice de desmatamento elevado.
“"A meta é sufocar o desmatamento, e nós vamos reduzir o desmatamento até julho. Temos de cumprir o plano do governo. O esforço do governo federal é reduzir o desmatamento. Só no Mato Grosso foram apreendidos 40 tratores de grande porte. O Mato Grosso acendeu a luz amarela que é a do desmatamento acima de mil hectares"”, disse a ministra.
De acordo com a ministra, além da criação do gabinete de crise para estudar medidas para a redução, 500 profissionais do Ibama já estão trabalhando no Mato Grosso para tentar reduzir os índices. A ministra afirmou que o corte do orçamento anunciado pelo governo federal não afetou os trabalhos de fiscalização ambiental.
"A operação já foi disparada e reforçada. Quem apostar no desmatamento para colocar boi vai ter o boi destinado para o Fome Zero. Quem desmatar para plantar vai ter sua produção apreendida e destinada para o Fome Zero”", afirmou a ministra.
Segundo a ministra, uma das preocupações do governo federal é o crescimento do desmatamento em áreas consideradas de preservação ambiental.  A ministra disse que ainda não há elementos para estabelecer relação entre o aumento de desmatamento e as discussões no Congresso sobre o texto do novo Código Florestal.
“"É algo inusitado e eu não tem explicação ainda formal. O governo do estado do Mato Grosso está estudando propriedade por propriedade para saber as causas da devastação"”, disse.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mecadante, afirmou que haverá um investimento de R$ 1 bilhão na compra de novos satélites que fazem o monitoramento das áreas de desmatamento. Os satélites, segundo ele, serão adquiridos nos próximos três anos.
De acordo com o ministro, os novos satélites vão apresentar uma nitidez de imagem em 25%. "Se antes a gente via o trator desmatando, vamos passar a ver o machado", disse.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biologia

Simbolo da Biologia
Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectos comportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.
Assim, a Biologia tem como objeto de estudo os seres vivos. Tais organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos, predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; e por apresentarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de reação a estímulos.
Os seres vivos são classificados em grupos menores, de acordo com suas características principais. No sistema de cinco reinos, um dos mais amplamente utilizados, eles são divididos assim:
• Reino Monera, que abriga indivíduos unicelulares, procarióticos. No sistema de oito reinos, seus representantes estão divididos no Reino Archaea e Reino Bacteria.
• Reino Protoctista, que reúne os protozoários e algas unicelulares. No sistema de oito reinos, seus representantes estão divididos nos Reinos Archezoa, Protista e Chromista.
• Reino Plantae, que abriga as plantas: organismos multicelulares fotossintetizantes.
• Reino Fungi, que abriga organismos unicelulares ou filamentosos, e heterotróficos.
• Reino Animalia, que abriga organismos multicelulares e heterotróficos.

Para estudar os diversos aspectos inerentes aos seres vivos, de forma mais detalhada, a Biologia é subdividida em algumas áreas, tais como:

• Biologia Celular (antiga citologia): estuda os aspectos relacionados às células, tais como sua estrutura e funcionamento;
• Histologia: estudo dos tecidos que constituem os seres vivos.
• Anatomia: estudo dos órgãos e sistemas dos seres vivos.
• Botânica: estudo das plantas.
• Zoologia: estudo dos animais.
• Micologia: estudo dos fungos.
• Microbiologia: estudo dos micro-organismos.
• Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e com seu ambiente.
• Evolução: estuda o surgimento de novas espécies.
• Genética: estudo dos aspectos inerentes à hereditariedade.
Nesta seção, você encontrará um bom acervo sobre essa fantástica e instigante ciência.
Boa leitura!
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Petrobras assina contrato para monitoramento de peixes-boi no litoral do RN e CE

  A Petrobras assinou nesta segunda-feira (09), com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contrato para realização de Projeto de Monitoramento de Sirênios na Bacia Potiguar.

O projeto terá vigência de trinta meses – a partir deste ano até 2014 – e irá monitorar os peixes-boi marinhos na faixa litorânea entre os municípios de Touros (RN) e Beberibe (CE), onde de acordo com informações repassadas pelo ICMBio, onde foi registrada a maioria dos encalhes nos últimos anos.
A Petrobras investirá R$ 3,83 milhões no projeto, que consiste na realização de sobrevoos para estimativa populacional da espécie e na marcação dos sirênios com transmissores para telemetria via satélite.
O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, classificado como “Criticamente em Perigo” pela Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
Na foto: Rômulo Mello, presidente do ICMBio; Joelson Mendes, gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no RN e CE; e Alvamar Queiroz, superintendente do Ibama/RM. Crédito: Augusto Ratis.
Com informações da assessoria de imprensa da Petrobras.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aranhas criam espetáculo no Paquistão com teias em árvores

Fotos reveladas pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido mostram um estranho fenômeno no Paquistão. Devido às enchentes que atingiram várias áreas do país no ano passado, aranhas começaram a fazer suas teia em árvores, criando "casulos" gigantescos.Aranhas fazem teias em árvores


A alta das águas, que em alguns locais chegou a durar seis meses, obrigou os artrópodes a procurar lugares altos como abrigo.

A população da província de Sindh afirma que nunca havia registrado tal fenômeno. Os moradores também afirmam que a incidência de mosquitos é menor do que a esperada, já que as águas ainda estão altas.

Acredita-se que os insetos ficam presos nas teias, reduzindo o risco de malária.

O Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido revelou as fotos junto com uma matéria sobre os seis meses de cheias no Paquistão. Esta foi a pior enchente já registrada no mundo, que afetou 20 milhões de pessoas.


Aranhas fazem teias em árvores



Aranhas fazem teias em árvores
Aranhas fazem teias em árvores

Movimento dos sem Terras em TOUROS/RN

Nesta quarta-feira 06/04/2011
Centenas de Pessoas do MST fazem passeatas com carro de som,faixas e alguns usando armas brancas, na cidade de Touros/RN
Em prol da desapropriação de uma fazenda que fica na RN 406 entre Touros e ceara - mirim /RN
 Segundo eles o solo dessa fazenda não é mas fértil para o plantio mas para moradia é muito boa.
 E muito deles já tem moradias e até meio de transporte, mas querem queimar a imagens desses movimentos, ou de quem realmente precisa de um chão para morar.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tartarugas de Pente em Touros/RN

 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
 Tartarugas de Pente em Touros/RN
Tartarugas de Pente em Touros/RN

terça-feira, 29 de março de 2011

nasceu 100 tartarugas de pente na praia de touros/RN

nasceu 100 tartarugas de pente na praia de touros/RN
nesta terça feira 29/03/2011 nasceram 100 tartagugas de pente

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pamonha e canjica da Marré

  Imagens meramente ilustrativas
Imagens meramente ilustrativas

Pamonha e Canjica da Marré a melhor da região, venha conhecer o verdadeiro sabor 
Nordestino
Telefones: (084)9128-2701/8807-0710/9431-6639
Falar com: Marré ou Manoel neto

Galinha caipira da Marré

Imagens meramente ilustrativas

Imagens meramente ilustrativas
Bateu Aquela Fome e não tem Almoço Feito? Seus Problemas acabarão é só ligar para Marré que sua galinha caipira chega já, só entregamos na cidade touros/RN e Região.
Telefones: (084)9128-2701/8807-0710/9431-6639
Falar com: Marré ou Manoel neto